É o conjunto de músculos que envolvem o osso do braço (cabeça do úmero) e são responsáveis pelos movimentos do ombro.
Em algumas pessoas, os tendões do manguito rotador ficam doentes (tendinopatias) e podem romper-se causando muita dor e limitação do ombro acometido.
As causas deste processo são basicamente:
• relacionadas ao próprio envelhecimento (degenerativas)
• ruptura após esforço físico intenso (traumática)
• muiltifatorial (mais comum – vários fatores envolvidos na lesão)
Os principais músculos e tendões envolvidos no manguito rotador são: supraespinhal, infraespinhal, subescapular, redondo menor e deltóide.
Os sintomas mais comuns são dor e perda de força do ombro afetado. A dor tipicamente é noturna ao deitar-se na cama quando os músculos ficam relaxados mas também pode ocorrer durante o dia especialmente após esforço físico.
As lesões podem ser parciais ou totais dependendo da espessura do tendão acometida. Em geral, o tratamento das lesões parciais inicialmente é conservador; já as lesões totais são mais propensas ao tratamento cirúrgico com uma costura (reparo) do tendão. Entretanto, cada caso precisa ser individualizado, sendo que os riscos e benefícios de cada opção precisam ser ponderados em conjunto com o médico assistente.
Outras causas de dor no ombro:
O tendão do cabo longo do bíceps e a articulação acromioclavicular são estruturas intimamente relacionadas com a doença do manguito rotador. Eventualmente pode ser necessário abordar estas estruturas durante a cirurgia. As principais opções cirúrgicas para o TCLB são tenotomia e tenodese; Quando há acometimento da articulação acromioclavicular, a cirurgia mais comum é a ressecção da porção lateral da clavícula (cirurgia de Munford).
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–
Para agendar uma consulat com o Dr. Raul Meyer Kautsky acesse aqui.